XP não paga cashback combinado e recebe advertência
A XP, uma das maiores corretoras de valores brasileiras, recebeu uma advertência do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) depois que consumidor entrou com uma representação contra a empresa por não ter pago o cashback que anunciou.
O Conar é um órgão que atua na legislação e fiscalização das regras para as campanhas publicitárias que são veiculadas no Brasil. A ideia é que as empresas prezem por uma comunicação clara e transparente para evitar mal-entendidos e prejuízos para os clientes.
Nesse sentido, um cliente da XP Investimentos fez uma reclamação referente a um e-mail marketing que recebeu da empresa. Nele, a empresa oferecia um cashback especial para os clientes que comprassem determinado aparelho celular.
Cliente compra celular, mas XP não paga cashback
De acordo com a mensagem de e-mail, os clientes da corretora de investimentos que comprassem um determinado celular receberiam uma porcentagem de cashback. Um dos clientes gostou da proposta e fez a compra conforme o anúncio, entretanto, não recebeu uma parte do dinheiro de volta.
Diante do caso, o cliente fez uma denúncia ao Conar, alegando que foi vítima de uma propaganda enganosa por parte da empresa, já que a XP não pagou o cashback conforme o que estava escrito no e-mail.
No processo, a corretora alegou que houve um erro na divulgação da campanha por meio do e-mail marketing. Conforme a empresa, a data do final da campanha estava errada no e-mail, apresentando um prazo maior, por isso, segundo ela, que não pagou o cashback conforme o anúncio, uma vez que o cliente adquiriu o aparelho depois do fim da promoção.
Relator decide por advertência
Depois de analisar a situação, o relator do caso, em seu voto, disse que ficou provado que houve um erro na divulgação da data final da campanha na peça de e-mail marketing. Portanto, ele acredita que, nesse caso, a empresa deva receber apenas uma advertência. No entanto, a decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.
Imagem: Reprodução/ XP Investimentos
Fonte: seucreditodigital.com.br