TESOURO SELIC COM RENTABILIDADE NEGATIVA! O que aconteceu? Tesouro Selic não vale mais a pena?
FAÇA AGORA SUA PRÉ-MATRÍCULA PARA FINALMENTE ATINGIR A LIBERDADE FINANCEIRA: https://r.oprimorico.com.br/0087f3bddd
Aproveite o desconto de R$ 1.000 para se inscrever na nova Mentoria Do Mil Ao Milhão Com Dividendos → https://r.oprimorico.com.br/domilaomilhaocomdividendos Lancei um fundo de investimentos, conheça o fundo ARCA: https://r.oprimorico.com.br/6f5c1c6383
– – – – – – – Entre na lista de espera da mentoria Do Mil ao Milhão: https://bit.ly/3krRlUH
ME SIGA NO INSTAGRAM E PARTICIPE DO EVENTO NA PRÓXIMA TERÇA: http://bit.ly/insta-primo-leg
– Como vocês sabem, o tesouro Selic é teoricamente o investimento mais seguro do país.
– E é seguro por uma característica diferente dos demais títulos do tesouro: no Tesouro IPCA e no Tesouro Prefixado, quando você resgata os títulos antes do vencimento, eles sofrem o que chamamos de marcação a mercado. Já no Tesouro Selic, essa marcação a mercado é bem mais difícil de acontecer, já que o título é inteiramente pós-fixado.
– Porém… isso não quer dizer que é impossível.
– E, esse mês, pela primeira vez em muito tempo, o tesouro Selic está tendo uma rentabilidade negativa – mas, pra quem deseja resgatar antecipadamente.
– Ou seja, está sofrendo com a marcação a mercado.
Nos últimos 30 dias, o tesouro Selic 2025 está apresentando uma rentabilidade negativa de -0,04%.
– E, apesar dos últimos 30 dias os outros dois títulos sendo negociados (2023 e 2021) não estarem negativos, eles estão com um rendimento abaixo do esperado.
– Por quê?
Importante disclaimer: essa queda de rentabilidade só está acontecendo pra quem fizer o resgate antecipado. Se você não resgatar, o rendimento do tesouro Selic está do jeito que sempre foi.
– O mercado está achando que o preço/juros do título público está baixo demais – ou seja, está achando que a taxa de juros atual do Brasil está muito baixa.
– Uma evidência disso é que na semana passada o tesouro nacional fez um leilão de títulos que não teve demanda.
Com essa falta de demanda, começou a surgir um problema: a falta de liquidez no mercado de títulos atrelados à Selic. Isso principalmente porque o caixa de vários fundos e investidores institucionais são feitos justamente na Selic.
E aí, quando o cliente desse fundo pede um resgate que faça com que o fundo precise retirar os recursos investidos, o fundo precisa ir até o mercado de títulos pra achar um comprador pro seu título (porque assim ele converte o título em dinheiro).
O problema é que não tem comprador, e isso faz com que ele tenha que vender com um deságio.
E como está saindo negócio com deságio, a marcação a mercado é pelo preço que esta saindo.
Meu deus, e agora, vendo o tesouro Selic?
NÃO! Esse deságio só está acontecendo no resgate antecipado. Se você resgatar, vai só corroborar pra que o pior cenário aconteça.
Você só deveria resgatar em caso de necessidade – e aí é bom verificar se você fará isso com ágio e deságio (lembrando que é possível visualizar isso na plataforma do tesouro, antes de resgatar).
Tesouro Selic então deixou de ser alternativa pro fundo de emergência?
Não necessariamente. Ele, querendo ou não, continua sendo o investimento mais seguro do país. De qualquer forma, esse é + um sinal que corrobora numa live que eu fiz em meados de março, quando o mercado foi fortemente impactado pelo COVID: por conta desses problemas quando o mercado está em stress, diversificar até o fundo de emergência permite que você tenha maior tranquilidade.
fonte