TAXA SELIC CAIU PRA 5% | MÍNIMA HISTÓRICA (O QUE MUDA PRA VC?)



FAÇA AGORA SUA PRÉ-MATRÍCULA PARA FINALMENTE ATINGIR A LIBERDADE FINANCEIRA: https://r.oprimorico.com.br/0087f3bddd

Aproveite o desconto de R$ 1.000 para se inscrever na nova Mentoria Do Mil Ao Milhão Com Dividendos → https://r.oprimorico.com.br/domilaomilhaocomdividendos Lancei um fundo de investimentos, conheça o fundo ARCA: https://r.oprimorico.com.br/6f5c1c6383

– – – – – – – – COPOM é o comitê de política monetária. O comitê se reúne a cada 45 dias para decidir a política monetária e é nesse momento que o governo define a taxa Selic meta.

– Porém, lembro que a Taxa Selic Meta é diferente da taxa praticada no mercado, que é a Over. A Over geralmente é 0,10 menor que a taxa Selic e é a taxa média ponderada de todas as transações feitas no Sistema SELIC lastreadas em Títulos Públicos Federais.

– Apesar da taxa Selic ter caído, não muda nada: o Tesouro Selic continua sendo uma opção melhor que a poupança.

– Mas, o mais alarmante é o seguinte:

Se a expectativa do mercado se consolidar com a inflação à 3,29%, o retorno real da poupança ficará em apenas 0,2% a.a., enquanto que o Tesouro Selic teria um retorno real aproximado de 0,64% a.a.

– Mas, apesar de isso a principio parecer ruim, temos que lembrar que o corte da taxa de juros representa também algo benéfico pra economia, já que pode potencializar e ajudar empresas e imóveis.

A taxa menor, por exemplo, poderia fazer com que a Magazine Luiza economizasse quase 100 mil em juros.

– Isso só em juros, o que pode representar bastante pra Magalu (já que ela teria esse valor livre pra poder investir ainda mais na empresa e fazer o ROI disso ser ainda maior), porque também tem o custo oportunidade na parada.

– E o mesmo efeito pode dar resultado pra gente. Por conta de economias como essa, por exemplo, a Magalu pode fornecer um serviço ainda melhor, e quiçá até baratear seus produtos.
– Do outro lado, você também terá acesso a crédito mais barato pra poder comprar produtos que você quiser. O ideal não é exatamente tomar crédito pra tudo (e isso deve ser feito com muito cuidado), mas felizmente até nos casos que a pessoa não faz o ideal, o custo de fazer errado é menor.

fonte