Quais são as vantagens da conta Gov.br?
Todos os cidadãos brasileiros devem ter uma conta no Gov.br, pois, deste modo, é possível ter acesso a inúmeros serviços do governo, inclusive, de diferentes órgãos. Ao criar uma conta no portal, os usuários têm a possibilidade de acessar a vários serviços online utilizando uma única senha.
Isso inclui não apenas os serviços digitais oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas também a carteira de trabalho digital e o seguro-desemprego. Por outro lado, cada serviço público requer um nível específico de segurança.
Para acessar determinados serviços, pode ser suficiente fornecer apenas informações básicas. No entanto, para utilizar outros serviços, é necessário um nível mais alto de segurança, como nas contas prata e ouro.
Como criar uma conta Gov.br na plataforma digital do Governo Federal?
Não há mistérios para abrir sua conta no portal do Governo Federal; o processo é prático, seguro e gratuito. Nesse sentido, é possível criar uma conta no site ou no aplicativo Gov.br, que está disponível para Android e iOS.
Para isso, basta acessar alguma das duas plataformas e clicar na opção de entrar ou criar conta Gov.br. Posteriormente, o número do CPF será exigido e, assim, você será orientado a informar os dados para conclusão do cadastro.
Quais são os níveis da conta?
Os três níveis têm como objetivo oferecer diferentes níveis de segurança e confiabilidade, dependendo das necessidades e requisitos específicos de cada serviço público. Cada nível de conta pode ter exigências distintas no que diz respeito à verificação de identidade e ao acesso a determinados recursos.
Essa diferenciação é implementada para proteger os dados dos usuários e garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a serviços mais sensíveis ou que envolvam informações pessoais confidenciais.
Portanto, os níveis são bronze, prata e ouro. No primeiro, é possível acessar serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do INSS, por exemplo. Além disso, os dados da Receita Federal também podem ser validados.
Já no nível prata, é possível, por exemplo, ter a validação do Internet Banking de uma instituição financeira vinculada ao governo. Além disso, é possível realizar a validação de dados do SIGEPE – plataforma voltada para servidores públicos de nível federal.
Por fim, no nível ouro o usuário tem o Certificado Digital compatível com o ICP-Brasil, a leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e também o reconhecimento facial relacionado à Justiça Eleitoral (TSE).
Imagem: Rafapress / Shutterstock.com
Fonte: seucreditodigital.com.br