Petrobras e Vale registram queda nas ações
No dia de hoje, brasileiros enfrentam insegurança com a queda das ações da Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3). A queda em ambas as empresas pode demonstrar a chegada de um momento incerto para as empresas.
O cenário negativo das ações da empresas abalou o mercado de maneira geral, resultando diretamente em uma queda do índice Bovespa. Outras empresas do setor das commodities e energia também estão sendo afetadas, causando uma retração generalizada na bolsa.
A Petrobras até o momento indica uma variação negativa no dia de 1,23%, enquanto as ações da Vale chegam a uma variação de 1,38%, uma queda bastante grande, porém já esperada pelos setores.
Saiba mais sobre a movimentação de queda nas ações
A Petrobras abriu o pregão hoje mostrando uma queda de 3,5%, refletindo um cenário internacional desfavorável ao preço do petróleo. Além disso, os investidores se preocupam com uma queda na demanda global do produto, visto às perspectivas econômicas negativas em algumas regiões.
Contudo, a empresa também sofre sua queda em partes devido à movimentação acerca do assunto de privatização da estatal. Dessa forma, a Petrobrás deve retornar resultados negativos para a atividade na Bolsa de Valores durante os próximos dias.
Ultrapassando a Petrobras, a Vale teve hoje uma variação de 5,2% de forma negativa, contudo indicando agora uma queda no dia de 1,38%. A mudança seria pelo setor de mineração, que está nesse momento sendo afetado pela desaceleração da economia chinesa, um importante consumidor de ferro.
Além desse fato, entra em cheque a cobrança sobre as questões ambientais envolvendo a Vale e também a repercussão negativa quanto a governança da organização.
Como se proteger com a queda da Petrobras e Vale
Buscando soluções e estratégias para se precaver contra as oscilações de mercado, os especialistas recomendam alguns passos para proteger o seu patrimônio. São eles:
- Diversificação de portfólio;
- Análise criteriosa de empresas;
- Acompanhamento das notícias e tendências dos setores.
Esses três passos podem te ajudar a se prevenir de movimentos de queda de grandes empresas como a Petrobras e Vale. Investindo em outros setores e diversificando as áreas de mercado atingidas pela sua carteira, você se protege da variação de um setor específico.
Dessa forma, em carteiras com ativos de diferentes setores, quando há a eventual queda de um ativo, outro ativo em outro setor pode estar sendo valorizado e garantindo um equilíbrio entre as perdas e ganhos.
Imagem: Pla2na/Shutterstock.com
Fonte: seucreditodigital.com.br