Novas regras? Governo avalia MUDAR concursos públicos; entenda
O Governo Federal pretende fazer mudanças em algumas regras que envolvem os processos de avaliação dos candidatos para concursos públicos no Brasil.
A proposta de mudança faz parte do projeto de lei nº 2.258/2022 que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, no momento, aguarda a votação no Senado Federal. Além disso, o PL tem apoio do Governo para aprovação.
Quais são as mudanças nos concursos?
O Projeto ainda pode sofrer alterações, mas, atualmente, prevê, além da avaliação dos candidatos pelos métodos atuais (prova escrita, objetiva, dissertativa ou oral), a possibilidade de acrescentar outras formas de qualificação de acordo com suas competências e habilidades.
Outra possível mudança é na etapa de avaliação comportamental do candidato. O PL prevê a inserção de um teste psicotécnico ou saúde mental e psicológica. Além das mudanças citadas, o governo ainda pretende agregar o uso da tecnologia em uma das etapas das provas do concurso.
Cabe à comissão do certame definir os elementos adicionais (além dos métodos tradicionais) e comunicar aos candidatos.
Quais os objetivos dessas modificações?
A proposta de mudanças nos concursos busca, de acordo com o Governo, fazer com que a concorrência seja maior, o que leva a uma maior segurança jurídica. Além disso, os candidatos terão maior capacitação por causa da melhora do processo seletivo.
No entanto, o uso de ferramentas digitais para a realização de uma das etapas seletivas está causando polêmica, pois muitos alegam que, se o uso de tecnologia foi aprovado, existirão mais chances de fraudes durante as provas.
O governo está disposto a discutir as propostas do projeto que, se aprovadas, passam a valer somente para novos concursos. O plano é que as regras valham para processos municipais, estaduais e nacionais. Vale ressaltar, porém, que os requisitos para a realização da prova não vão mudar.
Imagem: Chinnapong / Shutterstock.com
Fonte: seucreditodigital.com.br