GUIA BÁSICO PRA INVESTIR EM AÇÕES: TUDO que você PRECISA SABER antes de investir em AÇÕES!
FAÇA AGORA SUA PRÉ-MATRÍCULA PARA FINALMENTE ATINGIR A LIBERDADE FINANCEIRA: https://r.oprimorico.com.br/0087f3bddd
Aproveite o desconto de R$ 1.000 para se inscrever na nova Mentoria Do Mil Ao Milhão Com Dividendos → https://r.oprimorico.com.br/domilaomilhaocomdividendos Faça agora a sua pré-matrícula pra mentoria do Mil ao Milhão: https://r.oprimorico.com.br/64c56b321a
Entre em contato com os especialistas da Grão para investir na previdência ARCA: https://r.oprimorico.com.br/0d889ba59b
– – – GUIA DO VÍDEO:
00:00 – Intro
01:55 – O que são ações
05:10 – Os tipos de mercado
13:17 – Segurança de investir em ações
17:10 – Tipos de ações que existem
O que são ações?
– Ações é, de forma técnica, uma parte do capital social da companhia.
Quando compramos uma ação na bolsa, estamos comprando uma parte do capital social de uma companhia – que, de forma leiga, é a mesma coisa de você estar comprando uma parcela do patrimônio (liquido) da empresa.
Por isso, quando você compra uma ação, você vira o acionista de uma empresa, e adquire alguns benefícios com isso (que variam conforme a sua ação – e vou explicar isso mais a frente).
Todas as empresas têm ações. O ponto é: na bolsa, nós podemos comprar e negociar as ações das empresas que decidiram abrir a possibilidade para que parcelas do seu patrimônio possam ser negociadas entre investidores.
O que a empresa ganha com isso?
– Ganha capital (porque troca ações por dinheiro quando faz o IPO);
– Visibilidade;
– Valor de mercado (o que permite com que o patrimônio da empresa cresça);
– Atratividade pra diversos tipos de investidores, etc.
Na bolsa, temos dois mercados: o Mercado Primário e o Secundário
Mercado Primário: IPO e ofertas subsequentes (porque a negociação envolve diretamente a empresa);
Mercado Secundário: a negociação entre investidores.
Duas formas de ganhar dinheiro com ações: por meio dos dividendos e por meio da valorização de capital.
Dividendos: parcela do lucro líquido da empresa que é distribuído aos acionistas. Geralmente o valor mínimo pra uma empresa é de repassar pelo menos 25% dos seus dividendos (mas pode ser mais, e também pode ser menos quando a empresa deixa isso claro no estatuto social).
Valorização de capital: quando você venda na bolsa de valores a sua ação por meio preço maior do que o preço que vc comprou.
Quais tipos de ações existem?
1) Ações Ordinárias: essas ações são ações que te dão direito a voto nas assembleias da companhia. Por te dar votos, se você possui mais de 50% das ações ordinárias da empresa, você passa a ter a maioria dos votos nas decisões da empresa, e então se torna um acionista controlador.
2) Ações Preferenciais: As ações preferenciais são as ações que não te dão direito a voto, mas te dão prioridade na fila pra ganhar proventos ou prioridade no reembolso de capital. Ou seja: você ganha prioridade nos dividendos e também prioridade nos casos em que a empresa, por exemplo, acaba indo à falência e precisa pagar seus acionistas (os preferenciais ficam na frente na fila do pagamento).
Dividend Yield: é uma forma de metrificarmos a rentabilidade de uma ação por meio dos dividendos. Nós somamos os dividendos que a empresa pagou nos últimos 12 meses e dividimos pelo preço da ação. Com isso, temos uma ideia do potencial de rentabilidade da ação por meio dos dividendos pagos aos acionistas.
Units: As units são simplesmente um pacote de ações. A empresa “empacota” ações ordinárias e preferenciais num único ativo, e negocia na bolsa.
Elas são geralmente identificadas pelo código 11 ao final do ticker (BIDI11, KLBN11…), mas, apesar de também possuir o código 11, não devem ser confundidas com FIIs e ETFs.
Poxa Thiago, mas o que é empacotar? Exemplo: a Klabin possui units no código KLBN11. Ao comprar as units da Klabin, você na verdade está comprando 1 ação ordinária e 4 ações preferenciais sob o mesmo ativo.
Ações Preferenciais tipo A e tipo B: existem empresas em que as ações preferenciais funcionam de forma diferente.
No caso da Usiminas, por exemplo, há 2 ações preferenciais: USIM5 e USIM6. São as ações preferenciais tipo A e tipo B da empresa, respectivamente.
Imposto de Renda
2 tipos de operações: swing trade e day trade
Swing Trade: 15% de imposto | Day Trade: 20% de imposto
Mas: na bolsa de valores, contamos com isenção em vendas no mês até 20k (só pra swing trade)
– Por isso, quem faz swing trade, pode fazer sem pagar imposto.
PS: de qualquer forma, temos imposto retido na fonte. 0,0005% em swing trade e 1% em day trade. Esse valor pode ser compensado na declaração de imposto de renda anual.
fonte