Governo Lula vai liberar grande presente para moradores DESTE estado; veja

Na próxima semana, o presidente Lula realizará o lançamento oficial do cabo óptico que foi instalado no leito do rio Amazonas, estabelecendo uma conexão essencial entre nove municípios da região norte, abrangendo o trajeto entre Manaus (AM) e Santarém (PA).

Esse projeto foi desenvolvido pela Seja Digital – empresa criada após o leilão do 4G -, com o objetivo de executar as contrapartidas previstas no edital. Em vez de pagarem altas outorgas, as operadoras vencedoras do leilão se comprometeram a realizar investimentos obrigatórios como forma de contrapartida.

A implementação inovadora da política pública

Sob a supervisão da Anatel, a Seja Digital executou uma política pública com recursos das operadoras de telecomunicações no valor de R$ 3 bilhões.

Inicialmente, eles foram usados para digitalizar o sinal de TV e fornecer conversores para aqueles sem aparelhos digitais. Com o excedente, a empresa optou por conectar a região amazônica usando cabos subaquáticos.

Este empreendimento inovador marca a primeira vez da criação de uma empresa privada especificamente para implementar uma política governamental. Apesar de possuir acionistas privados, é presidida por um conselheiro da Anatel.

A Seja Digital utilizou os recursos remanescentes das operadoras para concluir a digitalização de municípios menores que não foram atendidos na primeira fase da transição para a TV digital. Ainda existem aproximadamente 650 municípios aguardando essa digitalização, de um total de 1.650.

O projeto Norte Conectado do governo Lula

O projeto Norte Conectado, financiado pelas operadoras do leilão do 4G com um investimento de R$ 165 milhões, instalou um cabo óptico de 1.200 km entre Manaus e Santarém.

Essa infraestrutura permitirá que escolas e empresas locais tenham acesso a uma conexão de alta velocidade, impulsionando o desenvolvimento educacional, pesquisas, negócios e serviços online na região.

Após a conclusão do projeto Norte Conectado, empresas privadas poderão utilizar a capacidade instalada nas centrais de conexão para oferecer serviços de internet aos moradores da região. Além disso, pontos de Wi-Fi gratuitos serão disponibilizados, promovendo um acesso mais amplo e democrático à internet.

Com o encerramento das atividades da Seja Digital, a missão de levar conectividade e tecnologia para os moradores será cumprida, proporcionando um futuro mais conectado, com maior acesso à informação, oportunidades de desenvolvimento e inclusão digital para a população local.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com

Fonte: seucreditodigital.com.br