Ficou doente? Veja qual benefício do INSS você pode solicitar sem sair de casa

Se você é um trabalhador com carteira assinada e contribui para o INSS, pode ter um benefício caso fique doente. Acompanhe conosco para entender que benefício seria esse e como é possível solicitar o mesmo de forma simples.

Chamado antigamente de auxílio-doença, o segurado pode solicitar o benefício por incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença). Sua solicitação está disponível para os contribuintes que estão afastados por condições médicas específicas.

Como solicitar o benefício do INSS

A solicitação deste benefício para os segurados é bastante simples, podendo ser feita através da Central de Atendimento 135 ou pelo site oficial, acessando a plataforma e usando as informações necessárias.

Veja também: Beneficiários do Bolsa Família receberão ABONO NATALINO? Entenda agora!

Com o acesso realizado na área do Meu INSS, basta que o segurado encontre o requerimento para envio e anexe o atestado médico ou odontológico. Dessa maneira, é possível receber o auxílio-doença de forma remota (Atestmed).

Realizando o processo de forma correta

Após acessar o formulário do auxílio do INSS para preenchimento e envio, insira os dados solicitados e anexe também o atestado. Para que ele seja válido, é necessário que contenha:

  • Nome completo do segurado;
  • Data de emissão do documento com entrada de requerimento em no máximo 90 dias;
  • Assinatura e identificação do profissional, garantindo as informações de nome e registro no conselho de classe ou carimbo;
  • Diagnóstico por extenso ou CID;
  • Data do início do afastamento;
  • Prazo de duração máximo do afastamento.

Contudo, se o documento for considerado insuficiente e restarem dúvidas sobre a situação, o beneficiário do INSS pode ser chamado para perícia médica presencial na APS. Além disso, caso o cidadão não possa comparecer, faz-se necessário o envio de um representante legal para esclarecimento.

Como solicitar o benefício do INSS

O procedimento é bastante simples, contudo, mais detalhes podem ser encontrados diretamente no site do governo sobre o benefício. Através dele é possível verificar mais detalhes sobre o processo completo, quem pode utilizar e mais informações. Dessa maneira, garantindo com que o segurado tenha plena ciência do processo que está realizando.

Sendo assim, basta realizar a solicitação e aguardar pelo retorno por parte do INSS para saber mais sobre o seu benefício.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Fonte: seucreditodigital.com.br