Como viajar sem pagar hospedagem?

Ah, viajar! Quem não sonha com as novas paisagens, sabores e experiências que uma viagem proporciona? A descoberta de um novo local é um prazer incomparável. No entanto, há um elemento nesse cenário que muitas vezes impede a realização desse sonho: o custo elevado, principalmente, da hospedagem.

Esses custos podem ser uma barreira significativa quando se planeja uma viagem. Independentemente do destino, o preço de um quarto de hotel, uma pousada ou até mesmo um albergue, pode consumir uma grande parte do orçamento. Mas, será que é possível viajar sem pagar pela hospedagem? Confira!

Sites que oferecem hospedagem gratuita

Em primeiro lugar, existem vários sites que oferecem hospedagem gratuita para viajantes. Compartilhando um espaço, não apenas economiza-se dinheiro, mas também pode proporcionar uma experiência de viagem única e enriquecedora. Alguns desses sites são: Couchsurfing, Worldpackers e Trusted House Sitters.

Couchsurfing é uma rede comunitária, onde pessoas do mundo inteiro abrem suas casas para viajantes, oferecendo um sofá ou um quarto para passar a noite, de graça.

Com a Worldpackers, você pode trocar algumas horas de trabalho por dia pela hospedagem. Essa modalidade é bem comum em albergues, ecovilas, fazendas, ONGs, pousadas e mesmo residências privadas.

Já no Trusted House Sitters, os usuários se oferecem para cuidar da casa e dos animais de estimação de alguém enquanto eles estão fora, em troca de um lugar para ficar.

É seguro?

Embora essa ideia possa parecer nova e, para alguns, até intimidadora, é importante salientar que esses sites tomam medidas para garantir a segurança dos seus usuários.

Todos eles têm processos rigorosos de verificação de identidade e sistemas de avaliação para os anfitriões e os hóspedes. Então, embora sempre haja um elemento de risco, essas plataformas fazem o possível para mitigar quaisquer preocupações.

Além disso, os viajantes também possuem um espaço para deixar a opinião sobre o local de hospedagem, como foram tratados e sobre a pessoa que os recebeu. 

Dessa forma, uma dica para se sentir ainda mais confortável é pesquisar bastante e ler as recomendações de cada lugar.

Imagem: Africa Studio / shutterstock.com

Fonte: seucreditodigital.com.br