Como vai funcionar o programa Internet Brasil?
Quer saber como vai funcionar o programa Internet Brasil?
O site InfoMoney cita que cerca de 28,2 milhões não tem acesso a internet segundo o IBGE.
A falta de acesso a esse recurso, impede o desenvolvimento dos jovens em seus estudos.
Confira o nosso texto e saiba todas as novidades a respeito deste que é um programa que visa democratizar o acesso à internet banda larga para diversos estudantes de todo o Brasil.
Saiba todos os detalhes sobre o programa Internet Brasil no decorrer desse artigo.
Internet Brasil: Conheça o programa!
O programa Internet Brasil garante aos alunos da rede pública de educação básica acesso gratuito à internet em banda larga móvel.
O programa visa ajudar os alunos que fazem parte das famílias matriculadas no CadÚnico.
Ele foi elaborado por medida preliminar em dezembro de 2012, este ano a MP já foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
O programa foi desenvolvido para alunos do Ensino fundamental (a partir do 3º ano) ou Ensino Médio em escolas públicas, municipais ou estaduais.
Inclui, também, comunidades indígenas e quilombolas, além de escolas específicas sem fins lucrativos que atuam exclusivamente nesta modalidade.
Inicialmente, o Governo Federal implantou chips e pacotes de dados em cidades já atendidas pelo programa Nordeste Conectado.
Neste caso um projeto piloto envolvendo a distribuição e manutenção de cerca de 700 mil chips.
A participação em atividades pedagógicas não presenciais está aumentando, o programa contribui também para a ampliação do acesso à internet e a inclusão digital de famílias carentes.
Outro fato sobre o programa é que ele também apoia políticas públicas que exigem acesso à internet para sua implementação, incluindo ações de governo digital.
O Ministério das Comunicações é o responsável pela implementação e coordenação do programa em todo o território nacional.
Também, é apoiado pelo Ministério da Educação para monitoramento e avaliação, o governo ainda pode usar os serviços de organizações da sociedade civil para implementação.
O governo vincula diferentes programas como Wi-Fi Brasil, Nordeste e Norte Conectado e a implementação do 5G.
Como vai funcionar?
O programa é disponibilizado para moradores dos municípios cadastrados na iniciativa, mas, ainda não há regulamentação que estabeleça os requisitos para um preço mais baixo.
O programa ainda está em fase de regulamentação, portanto, há poucas informações sobre como serão ofertadas as programações.
Durante a Conferência Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecom, realizada no início de junho de 2018.
O governo deu um exemplo de pacote de 2MB por R$ 60,00 por mês.
Também, não há informações sobre como os provedores de Internet são monitorados.
Afinal, trata-se de oferecer internet de alta qualidade a um preço acessível para as classes mais pobres.
A conexão é estabelecida através de um chip com um pacote de dados e um dispositivo de acesso banda larga.
As escolas cujos alunos são beneficiados pelo programa recebem e distribuem chips de programa, cadastre a distribuição e reter os registros que, por qualquer motivo, não tenham sido submetidos ao nível federal, estadual ou local.
Para saber mais sobre o Internet Brasil, fique ligado no nosso blog!
Fonte: cursosgratuitospro.com.br