Como se proteger do golpe do presente?

Os golpes financeiros são um tipo comum de crime, aplicado das mais variadas formas. Uma delas é o “golpe do presente”, uma modalidade de fraude que vem se tornando mais comum. Por isso, é preciso sempre tomar muito cuidado quando o assunto é dinheiro.

Desse modo, o golpe do presente consiste em fazer a vítima pagar uma taxa por um “brinde” não solicitado. Basicamente, você recebe um contato afirmando que ganhou um “mimo” (que pode ser um chocolate, flores ou outros itens). A questão é que, quando o “motoboy” chega na sua casa, há a cobrança da entrega.

Ainda, o problema maior é que irá recusar o pagamento em dinheiro, pedindo que seja pago através do cartão de crédito. A maquinha, no entanto, estará com o visor danificado, impossibilitando visualizar o valor cobrado. Permitindo, assim, que os bandidos tirem uma boa quantia do seu cartão.

Como se proteger do golpe do presente

Desse modo, antes de mais nada, deve sempre estar atento para supostos presentes (de qualquer tipo), que você receba sem uma explicação razoável. Isso porque, muita das vezes, isso será um golpe. Visto que oferecer promoções, dinheiro fácil e outras coisas atrativas é um método muito usado pelos criminosos.

Assim, caso alguém vá até a sua casa entregar um presente que não pediu, não pague a taxa. Além disso, atente-se para a maquinha. Recuse efetuar pagamentos em maquininhas quebradas, até mesmo em estabelecimentos comerciais.

Roubando dados do seu cartão

Contudo, outro objetivo por trás dessa fraude do presente é capturar dados sensíveis do seu cartão de crédito. Em alguns casos, os estelionatários precisam somente do seu nome, CPF, RG e uma foto do seu rosto para pôr em prática uma série de golpes envolvendo roubo de identidade.

Por isso, tome cuidado com quem compartilha esse tipo de informação. Opte por não entregar dados pessoais, como seu número de CPF, para pessoas desconhecidas. Também não insira eles em sites aleatórios e duvidosos.

Imagem: Dean Drobot / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Fonte: seucreditodigital.com.br