Como saber se caí na malha fina do IR?

Todo ano, milhões de brasileiros preenchem e enviam a declaração do Imposto de Renda (IR). Esse processo, embora necessário, pode ser complexo e está sujeito a erros, principalmente para quem não está familiarizado com os requisitos fiscais. A ocorrência desses erros ou omissões na declaração do IR pode levar o contribuinte a cair na tão temida “malha fina”.

De acordo com a Receita Federal, de 5% a 7% das declarações de IR entregues caem na malha fina todos os anos, mas, o que realmente significa cair na malha fina do IR? E, mais importante, como você pode verificar se sua declaração caiu? Veja o que isso quer dizer e confira se você está entre as pessoas que foram parar na malha fina.

O que significa cair na malha fina do IR?

“Cair na malha fina” é uma expressão utilizada quando a Receita Federal identifica inconsistências ou erros na declaração de Imposto de Renda de alguém. Contudo, isso não significa necessariamente que uma fraude foi cometida. Muitas vezes, esses erros são simples, como digitação ou omissão de informações, que acabam levando a declaração para a malha fina.

Quando a pessoa cai na malha fina, ela recebe uma notificação e deve revisar sua declaração para identificar possíveis erros, utilizando o serviço da Receita Federal. Se encontrar erros, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora para corrigi-los. 

Caso contrário, se o contribuinte não corrigir os erros, ou se houver fraude ou evasão fiscal, o contribuinte pode ser sujeito a multas e outras penalidades. Em alguns casos, pode haver uma auditoria mais detalhada das finanças do contribuinte. 

Como saber se caí?

Para saber se você caiu na malha fina do IR, consulte o estado da sua declaração no e-CAC (Portal de Atendimento Virtual). O portal da Receita Federal também fornece informações sobre eventuais pendências. Para isso, basta seguir as instruções a seguir:

  • Acesse o e-CAC (Portal de Atendimento Virtual);
  • Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Na seção “processamento” ou “Serviços do IRPF”, opte por “pendências de malha”.

Assim, nessa área, será possível verificar se você foi retido para análise minuciosa e o motivo pelo qual sua declaração foi selecionada.

Imagem: Rafapress / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Fonte: seucreditodigital.com.br