Como gastar menos combustível no carro?
A gasolina e o álcool são uma parte significativa do orçamento de qualquer motorista. Com os preços do combustível lá no alto, encher o tanque pode deixar um espaço considerável no bolso.
Além disso, os condutores devem tomar cuidado com os preços praticados nos estabelecimentos. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) chegou a lançar um canal de denúncias para os motoristas que identificarem preços abusivos cobrados pelos postos.
Em meio a esse contexto, não é à toa que economizar se tornou uma questão essencial para muitos. No entanto, poupar não precisa ser um desafio grande. Com um pouco de conhecimento e algumas pequenas mudanças de hábito, é possível reduzir significativamente o preço pago pelo combustível do seu carro.
É melhor usar gasolina ou álcool?
Quando se trata de escolher entre gasolina e álcool, não existe uma única resposta que sirva para a pergunta. A melhor escolha depende de vários fatores, como o rendimento do seu carro com cada tipo de combustível e até mesmo o clima.
A gasolina costuma proporcionar mais quilômetros por litro em comparação com o álcool. Contudo, o álcool é normalmente mais barato. Portanto, se o preço do álcool for até 70% do preço da gasolina, o álcool pode ser a opção mais econômica.
Além disso, o álcool é uma opção mais sustentável, já que é um combustível renovável e produz menos emissões.
Como gastar menos combustível?
Se a intenção é reduzir o consumo de combustível do carro, existem várias estratégias simples e possíveis para se adotar. Veja:
- Dirija de maneira mais suave: Acelerações bruscas e freadas gastam mais combustível. Ao manter uma velocidade constante, seu carro irá consumir menos;
- Mantenha seu automóvel bem alinhado: Um veículo com a manutenção em dia é mais eficiente, dessa forma, consome menos combustível;
- Verifique a pressão dos pneus: Pneus descalibrados podem aumentar o consumo;
- Evite deixar o motor ligado quando estiver parado por muito tempo;
- Reduza o uso do ar condicionado: Abrir as janelas e enfrentar o calor pode fazer economizar bastante no combustível.
Imagem: Krzysztof Hepner / unsplash.com
Fonte: seucreditodigital.com.br