Como funciona o Fundo imobiliário de cemitérios?

A diversidade no mundo dos investimentos é incrivelmente vasta, abrindo portas para oportunidades em áreas surpreendentes. É nesse cenário diversificado que encontramos os Fundos Imobiliários (FIIs). Esses se tornaram uma forma popular de investir em imóveis sem a necessidade de comprar um fisicamente.

Nesse sentido, uma modalidade que vem se tornando popular e lucrativa são os fundos imobiliários voltados para a área de cemitérios. Vale citar que a crescente concessão de cemitérios em São Paulo abriu um novo horizonte para esse tipo de investimento. Confira!

Fundos imobiliários de cemitério

Os fundos imobiliários de cemitério, uma área peculiar no mercado de FIIs, geram receita de uma maneira bastante inusitada. Eles ganham dinheiro com a venda de serviços funerários. Isso inclui tudo, desde a venda de terrenos para sepultamento até a comercialização de serviços relacionados, como manutenção de sepulturas e venda de flores. 

Como você pode imaginar, é um mercado que, embora não seja agradável de se pensar, tem uma demanda estável. A ideia pode parecer estranha no início, mas, quando você pensa sobre isso, faz sentido. Assim como qualquer outro fundo imobiliário, o objetivo é gerar renda a partir de imóveis. Nesse caso, os imóveis são cemitérios e os rendimentos vêm da prestação de serviços funerários.

Como posso investir na modalidade?

Aplicar em um fundo imobiliário de cemitérios é mais fácil do que se imagina. Para começar, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores, que é onde conseguirá acesso ao mercado de ações e fundos de investimento.

Depois de abrir sua conta, você pode pesquisar o fundo no qual deseja investir. Contudo, o único relacionado a cemitérios que está disponível no mercado até o momento é o CARE11. Vale citar que existem projetos para o lançamento de novas possibilidades, mas, por enquanto, essa é a única listada na bolsa.

Imagem: vyasphoto/Shutterstock.com

Fonte: seucreditodigital.com.br