Comercial que marcou o Brasil vira dor de cabeça para a Heineken; entenda

Famosa campanha publicitária da Heineken vira dor de cabeça para empresa ao ser advertida pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, o Conar. O órgão regulador pede a suspensão do comercial do refrigerante Fys, da marca, por conter referência à campanha da Parmalat.

A alegação é de que a peça publicitária da companhia ironiza a campanha “Mamíferos” da marca de leite. Desse modo, siga na leitura para entender a situação.

Campanha publicitária da Heineken recebe advertência do Conar

Em decisão unânime, o Conar confirmou a recomendação para que a Heineken realize a suspensão do comercial de seu refrigerante Fys, acusado de ser uma paródia da famosa propaganda da Parmalat dos anos 90.

A situação teve início por meio de denúncia feita pela Lactalis, dona da marca de leite. A companhia afirmou considerar que sua peça publicitária se tornou objeto de deboche e que o comercial de refrigerantes causava prejuízo à sua imagem. 

O comercial da Heineken, que recebeu pedido de suspensão pelo Conar, conta com adultos vestidos de mamíferos e com falas consideradas referências ao material da marca de leite. Enquanto na campanha do laticínio uma das crianças vestidas de mamíferos fala “tomou”, na campanha da Heineken um adulto diz “arrotou”.

Confira o famoso filme publicitário da Parmalat:

O que diz a fabricante dos refrigerantes?

Em meio a situação de advertência do Conar, a Heineken se manifestou sobre o assunto. A empresa nega que o comercial seja desrespeitoso e diz ter o direito de produzir uma paródia. A fabricante dos refrigerantes Fys completa, afirmando que o filme foi positivo para a Lactalis, visto que o material foi bem recebido pelo público.

Apesar disso, o argumento da Heineken não foi acatado pela relatora do caso. A mesma entendeu o comercial como impertinente. Assim, por ter sido definido em 2° instância, não cabe recurso quanto ao pedido de suspensão da campanha.

Imagem: DNieuwland/ Shutterstock.com

Fonte: seucreditodigital.com.br