Caixa faz empréstimo de quase R$ 100 milhões a município e causa alvoroço
A prefeitura de uma cidade do interior de São Paulo pediu empréstimo de R$90 milhões para a Caixa, e o motivo causou alvoroço entre parlamentares. A iniciativa partiu da cidade de Presidente Prudente.
O empréstimo será feito por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O objetivo é realizar obras de recapeamento, duplicação de vias e outras ações para prevenir enchentes na cidade.
Entretanto, o vereador Mauro Marques das Neves (PODE) protocolou um ofício ao gabinete do Poder Executivo. O vereador questiona ao prefeito Ed Thomas se houve consulta a outras instituições para o requerimento do empréstimo.
Por que o prefeito está buscando empréstimo da Caixa para Presidente Prudente?
O Projeto de Lei 864/18, que é de autoria do Poder Executivo e atualmente tramita na Câmara Municipal, será voltado para projetos de infraestrutura na cidade.
Assim, o prefeito Ed Thomas enviou aos vereadores, junto com o projeto, uma mensagem explicando o que é a Finisa — linha de crédito da Caixa.
De acordo com Thomas, “no caso do município de Presidente Prudente, (a Finisa) contemplará recapeamento de diversos bairros, novas duplicações, pavimentações e melhorias de vias urbanas em diversos bairros da cidade, contemplando todas as regiões do município”.
Além disso, Thomas ressalta que a liberação de um empréstimo só ocorre após a comprovação de saúde financeira de uma prefeitura. Dessa forma, ressaltou que o procedimento ainda está passando pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN.)
Pedido de prefeito preocupa vereadores
Segundo o documento enviado pelo vereador Neves, a resposta do prefeito deve acontecer até a próxima quarta-feira (24). Além disso, ele solicita outros orçamentos e empréstimos de outras instituições.
De acordo ainda com Neves, suas solicitações levaram em consideração que, para um orçamento, deve-se sempre priorizar as cotações que buscam o menor preço e a economia.
O vereador se preocupa, pois o projeto parece “meio vazio” e não está bem especificado, principalmente por se tratar de uma alta quantia de dinheiro. Por fim, Neves justifica a sua preocupação com o fato da prefeitura estar passando por dificuldades financeiras para pedir um empréstimo.
Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com
Fonte: seucreditodigital.com.br