Aumento dos juros fez este tipo de investimento bombar
Enquanto o mercado faz pressão para o Banco Central diminuir a taxa Selic, o aumento dos juros popularizou os investimentos em renda fixa. De acordo com levantamento da B3 (Bolsa de Valores do Brasil) houve um crescimento de quase 60% no número de pessoas que aplicaram nesse tipo de investimento.
Os investimentos em renda fixa são aqueles em que o rendimento é pré-determinado. Ou seja, a pessoa já sabe quanto a operação vai render nos próximos meses. Além disso, os juros dessas aplicações estão atrelados à taxa de juros básica do país. Assim, o investidor consegue um retorno maior.
Aumento dos juros gerou trilhões em investimentos
O levantamento da B3 para o primeiro trimestre de 2023 mostrou números interessantes. Enquanto a taxa de juros básica está na casa dos 13,75% ao ano, a empresa que acompanha o mercado registrou quase R$ 1,8 trilhões de investimentos em renda fixa só esse ano.
Assim, o aumento dos juros causou um crescimento de 42% na quantidade de dinheiro que as pessoas aplicaram nas operações desse tipo em relação a 2022. Outro número que também cresceu nos últimos anos foi o total de investidores em renda fixa.
Conforme as informações da B3, em 2021, eram cerca de 3,2 milhões de pessoas com investimentos em renda fixa. Já no final de março deste ano, esse número chegou a 5,3 milhões. Um crescimento de mais de 55%.
Juros começam a cair apenas no segundo semestre
Enquanto o aumento dos juros continuar, a expectativa é que os números de investimentos em renda fixa se mantenham. Entretanto, com a queda na taxa Selic, é provável que o interesse por esse tipo de aplicação tenha uma queda.
De acordo com os analistas de mercado, o Banco Central deve começar a reduzir a taxa básica de juros do Brasil a partir do segundo semestre de 2022.
Imagem: SewCreamStudio/shutterstock.com
Fonte: seucreditodigital.com.br